quarta-feira, 21 de março de 2012

Esmaltes pra que te quero...


Oi Gente,
Como prometido, mais uma participação especial, aqui no Blog! Um amigo muito querido, Rodrigo, resolveu escrever sobre esmalte e seus componentes! Espero que gostem! E aguardem por mais posts dele!  Estamos preparando muitas coisas legais pra vocês! Muito obrigada pela força de sempre, amigo!

Beijocas,
Fabi Affonso ;)


“Como um representante do sexo masculino, me sinto um pouco ousado em escrever sobre esmaltes, ainda mais para um público feminino na sua maioria. Mas não se preocupem, mulheres, vou fazer apenas alguns comentários sobre curiosidades e chamar a atenção para alguns detalhes importantes e que não damos conta no dia-a-dia.


Os esmaltes são uma das grandes paixões femininas desde a época do Antigo Egito, por volta de 3500 a.C., passando pelos chineses e romanos, em meados do século 3 a.C.. Hoje em dia, o Brasil é um dos maiores consumidores de esmaltes no mundo (segundo lugar em 2010!). Alguns salões de beleza chegam a ter mais de 3 mil vidrinhos!!!

E com tanto consumo desses produtos, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiro, em relação à preservação dos esmaltes, algumas medidas deve ser tomadas:
- Guardar as embalagens em local fresco e sem umidade ou grandes variações de temperatura, para evitar que os frascos tenham a sua composição alterada ou danificada, perdendo assim a qualidade.
- Limpar a boca do frasco após cada uso, evitando que restos do produto endureçam na tampa e impeçam o fechamento correto da embalagem.
- Observar a data de validade! Assim como qualquer produto, essa data está lá para ser cumprida, e se o esmalte estiver com algum aspecto estranho, está na hora de procurar outro, afinal o que não falta é variedade!
- Guardá-los em pé, e não jogados em alguma cesta ou caixa.

Mas afinal, de que são feitos os esmaltes? De uma forma geral, podemos encontrar nas formulações componentes, como:

- Nutricelulose, responsável por formar a película que cobre as unhas;
- Resinas, que proporcionam brilho, aderência, resistência e durabilidade;
- Solventes, responsáveis pelo tempo de secagem, facilidade na aplicação e fluidez do esmalte;
- Corantes, que vão definir a cor;
- Agentes de suspensão, que auxiliam a manter os corantes suspensos, sem decantar o produto.

Os esmaltes podem auxiliar no fortalecimento das unhas e as protegem das agressões diárias. Entretanto, eles também são capazes de causar alergias. Os solventes e as resinas mais utilizados nas formulações, como o tolueno e o formaldeído, são normalmente os responsáveis pelo quadro alérgico. Essas alergias surgem geralmente como irritações nos olhos, pálpebras e pescoço, lugares onde levamos as mãos com mais frequência. Pode-se dizer que cerca de 10% da população pode apresentar essas reações alérgicas (dermatites de contato), caracterizadas por inchaço, vermelhidão e coceira.


Devido a isso, algumas marcas já desenvolveram esmaltes hipoalergênicos, onde os componentes tolueno e formaldeído são substituídos por outros, reduzindo a ocorrência de alergias. Sempre vale a pena dar uma olhada nos rótulos e observar os componentes.

Enfim, não sou médico, mas o que posso dizer é que se algum esmalte gerar qualquer tipo de desconforto na unha ou pele, o certo é suspender o uso e procurar um médico para saber a causa.

É isso aí! Até qualquer hora!
Rodrigo Rollin (Graduado em Microbiologia e quase acabando o Mestrado em Vigilância Sanitária).”

Um comentário:

  1. Que legal, o Rodrigo é colaborador do blog!!!Adorei ele falando sobre o lado técnico dos esmaltes rs

    ResponderExcluir